sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O PODER DA AUTO-SABOTAGEM

Uma vez ouvi este comentário: “Tudo na minha vida é difícil. Tenho sempre que lutar muito para conseguir qualquer coisa”. Na verdade, não foi uma vez. Quem me falou isso repetia, repetia... e ainda dava exemplos de momentos em sua vida que validavam esta afirmação. Um ouvinte menos atento poderia pensar: “Meu Deus... deve ser mesmo difícil” ou até “Nossa, igualzinho a mim!”. Já aos meus ouvidos, estas generalizações – “tudo”, “sempre” – apontaram para uma crença. Uma crença forte e, no caso, limitante.

Limitante por quê? Exatamente porque uma vez que a pessoa acredite piamente que só pode conquistar o que quiser na vida ao se sacrificar muito, ela vai – inconscientemente – criar condições para que isso aconteça. É a chamada “Profecia Auto-Realizadora”. Não há nada de mágico nela. Ela é feita das nossas (re)ações inconscientes a essas repetições infindáveis que trazem um sentimento de relativa impotência.

E assim, quem pensa que precisa lutar muito na vida vai deixar passar boas oportunidades para se manter em um emprego que não o satisfaz, terá dificuldade em tomar decisões - principalmente se elas o beneficiarem - e seguirá desta forma vida afora, a menos que perceba que este padrão é alimentado por suas próprias crenças e resolva tomar alguma providência para mudar isso.

Sim, porque mudar crenças é possível! Esta é a boa notícia. Existem técnicas e modelos de Programação Neurolinguística voltados exatamente para esta finalidade. O resultado é relativamente rápido, e por isso as técnicas são aplicadas em sessões da chamada Terapia Focal Breve. E é claro que vale a pena: basta você identificar uma crença que limita sua vida e seu sucesso em determinadas áreas. Como seria se pudesse trocá-la por uma crença apoiadora, do tipo que pessoas de sucesso possuem?

Desejo um 2010 de muito sucesso para você!

5 comentários:

  1. Legal, Letícia. Essas crenças realmente nos paralisam e é possível nos libertarmos disso. Parabéns. Abçs

    ResponderExcluir
  2. Não há como obter um resultado diferente fazendo sempre as mesmas coisas.
    Muito bom o artigo.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Letícia

    Não conheço a técnica que você propoem, mas acredito que tem muito a ver com o que estes livros de auto-ajuda quando pregam o positivismo, a exemplo do segredo. Estou estudando, por curiosidade mesmo, os principios do budismo. Nele tem em seus fundamentos que tudo que acontece na nossa vida, fora provocado por nossas ações. Tipo causa e efeito.

    Adorei seu artigo.Sou fã de seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz que você esteja bem...
    Eu pauto minha vida em pensamentos positivos.
    Quando uma coisa sai do trilho, busco a razão daquilo estar acontecendo.
    Levanto a cabeça e dou a volta por cima !!!
    Gostei muito do artigo !!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conheço seu trabalho, mas me chamou a atenção os artigos, tem muito a ver com tudo que nos últimos 4 anos venho passando. Positivismo é tudo.
    Niléa Klein - RJ

    ResponderExcluir

"O nosso medo mais profundo, não é de que sejamos incapazes. O nosso medo mais profundo é que sejamos poderosos além da medida. É a nossa luz, não a nossa escuridão o que mais nos amedronta. Nós nos perguntamos. "Quem sou eu para ser brilhante, alegre, cheio de talentos e fabuloso?". Na verdade, quem é você para não ser tudo isso? (...) Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante no fato de se encolher para que outras pessoas não se sintam tão inseguras em torno de você. (...) E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos permissão aos outros para fazerem o mesmo. À medida que nos libertamos do nosso medo, a nossa presença automaticamente liberta outros".
Marianne Williamson

Meus Mestres em Coaching

Meus Mestres em Coaching
Villela da Matta

Meus Mestres em Coaching

Meus Mestres em Coaching
Flora Victoria